Juntos pela conscientização

Outubro Rosa marca calendário de ações em todas as unidades da Odebrecht Agroindustrial

25/10/2017

 

Durante todo o mês de outubro, os mais de 11 mil integrantes da Odebrecht Agroindustrial se reuniram em diversas ações de conscientização sobre o câncer de mama. As atividades, estendidas também à comunidade, fizeram parte da campanha Outubro Rosa que, todos os anos, leva orientação e esclarece dúvidas em todas as Unidades Agroindustriais e escritórios administrativos da empresa.

No Polo Santa Luzia, em Nova Alvorada do Sul (MS), foram realizados mais de 480 exames de mamografia e outros 480 preventivos (papanicolau). Em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos e o Rotary Club da cidade, a unidade disponibilizou uma carreta-clínica que além de realizar os diagnósticos, levou informação para todas as integrantes mulheres e moradoras da região.

A carreta também esteve presente em Rio Brilhante (MS), onde as Integrantes do Polo Eldorado fizeram exames de mamografia e os diagnósticos foram encaminhados para o Hospital de Câncer de Barretos. Dentro de 60 dias retornarão para a unidade para serem entregues às mulheres. No caso de alteração dos resultados, os responsáveis (enfermeira da carreta) entrarão em contato com a área de Pessoas para que essas mulheres possam ser encaminhadas para novos procedimentos conforme cada resultado específico. Em São Paulo, um evento com os líderes reuniu as mulheres do Polo para falar sobre o tema e a carreta do SESI realizou exames de mamografia nas integrantes com mais de 36 anos.

As unidades de Costa Rica (MS) e Alto Taquari (MT), em parceria com a Secretaria de Municipal de Saúde, arrecadaram de lenços, chapéus e turbantes que foram doados para a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em parceria com a entidade, as mulheres assistiram a palestra sobre a importância do autoexame e esclareceram dúvidas. Além disso, as Integrantes e moradoras da região realizaram o corte solidário e doaram cerca de 40 mechas de cabelo para ajudar as vítimas da doença.

Muitas outras atividades foram promovidas com o objetivo de levar informação e ampliar o debate sobre a doença. O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).